Você provavelmente já notou um código de barras quadrado colado em um poste de luz grafitado ou no verso de um cartão de visita.
Esse código pixelado, em forma de quadrado, é chamado de código QR. Eles ajudam você a baixar aplicativos, fornecem acesso sem contato ao cardápio de um restaurante, podem ser encontrados em outdoors de marketing e em sites ou mídias sociais para promover itens e promoções.
Apesar de ser uma invenção de meados dos anos 90, o código QR não ganhou força real até a era dos smartphones.
Os dispositivos móveis permitiram que a marca digital fosse utilizada de formas mais dinâmicas e diversificadas, tornando-se uma forma fácil — e em tempos de pandemia, sem contato — de se conectar e compartilhar informações.
Aqui está o que você precisa saber sobre os códigos QR.
Inventado em 1994 por Masahiro Hara, engenheiro-chefe da Denso Wave, empresa japonesa e subsidiária da Toyota, o código QR foi inicialmente usado para rastrear veículos e peças à medida que avançavam no processo de fabricação.
Abreviação de Quick Response, os códigos QR são um tipo de código de barras facilmente legível com dispositivos digitais como smartphones.
Eles armazenam informações como uma série de pixels em uma grade quadrada que pode ser lida em duas direções – de cima para baixo e da direita para a esquerda – ao contrário dos códigos de barras padrão que só podem ser lidos de cima para baixo.
Os códigos QR podem armazenar cerca de 7.000 dígitos ou cerca de 4.000 caracteres, incluindo pontuação e caracteres especiais. Ele também pode codificar informações como números de telefone ou endereços de internet. A disposição de cada código QR varia em função da informação que contém, e isso altera a disposição dos seus módulos pretos.